Notícias

O mercado do arrendamento vai crescer exponencialmente em 2010?

Nos últimos meses, na imprensa têm surgido ecos de que a procura por arrendamento habitacional «explodiu» desde meados de 2009, e que esta poderá ser uma tendência que se acentuará nos últimos meses. Mas qual a perspectiva dos profissionais deste mercado?

Com o objetivo de responder a esta questão, no Fórum de Outubro a Vida Imobiliária desafiou os especialistas do sector a responderem à questão: «O mercado de arrendamento vai crescer exponencialmente em 2010», e as opiniões foram diversas. A votação online deu maioria ao «Não», que captou as respostas de 62% dos cibernautas, contra 38% de respostas positivas. Pelo contrário, a tendência dominante das respostas do painel de especialistas consultados, é mais positiva, com a maioria a antever que o próximo ano ficará marcado pelo crescimento do arrendamento habitacional em Portugal.

O mercado do arrendamento apresenta forte tendência de crescimento nos diversos segmentos. No segmento da habitação encontram-se as famílias com poucas opções de escolha, sendo as dificuldades de acesso ao crédito o principal entrave para a decisão de compra de um imóvel. Com a pressão financeira inicial derivada da crise internacional e falta de confiança generalizada registaram-se algumas situações de “down grading” habitacional por parte de algumas famílias, que de alguma forma vieram também a ser um fator impulsionador do atual estado do mercado de arrendamento. A criação dos FIIAH é outro fator que poderá fomentar este tipo de mercado, bem como o programa de apoio aos jovens “Programa Porta 65 Jovem”.

Estão reunidas as condições para o crescimento do mercado de arrendamento, nomeadamente, na habitação em função das dificuldades associadas à obtenção de crédito. Muito embora se continue a registar um grande óbice ao desenvolvimento natural deste mercado, motivado por questões de índole legislativa, que ainda não é suficientemente atrativo para se desenvolver um maior investimento nesta área. A opção de arrendamento traz inúmeras vantagens para o arrendatário: maior flexibilidade, mobilidade e rapidez em mudar de casa, não são suportados custos sobre o imóvel, despesas de condomínio e despesas bancárias.

Prevê-se que a retoma do sector imobiliário dê os primeiros sinais para meados de 2010, até lá o mercado do arrendamento poderá beneficiar desta conjuntura. E as estratégias de arrendamento, como a opção de compra e a opção de permuta, poderão também ajudar a fomentar este mercado.

Fonte: Vida Imobiliária / Prime Yield

Prime Yield. Damos Valor ao Seu Futuro. RICS